Arquitetônico   |   Hidro Sanitário  |   Elétrico   |  Estrutural   |   Rede de Gás   |   Preventivo contra incêndio   |   Pára-Raios (SPDA)

 

- Arquitetônico éTopo

O que é?

 

Projeto arquitetônico é o processo através do qual a ideia/sonho do cliente é concretizada. Seguindo um conjunto de passos normativos voltados para o planejamento formal de uma edificação, regulamentado por normas técnicas e por um código de obras, o projeto arquitetônico é essencial para que a obra siga o que foi planejado.

 

O que o cliente receberá?

 

- Reunião para conhecimento de suas expectativas e necessidades;
- Visita ao local da edificação a ser construída/reformada para verificação dos elementos naturais (topografia do terreno, posição do sol, ventos, entre outros aspectos) e regras específicas do condomínio ou loteamento;
- Anteprojeto (planta, fachada)
- Projeto legal e documentação complementar (para aprovação da prefeitura);
- Projeto executivo (projeto arquitetônico, para arquivo do cliente e utilização na obra);
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
- Reunião para a entrega do projeto e eventuais esclarecimentos.

 

- Hidro Sanitário éTopo

O que é?

 

O projeto hidráulico, ou hidrosanitário, indica a posição e o diâmetro das tubulações, caixas de inspeção e demais componentes do sistema hidráulico, seguindo as normas aplicáveis, o que aliado ao uso de bons materiais e correta instalação, evita erros de montagem, economizando tempo e dinheiro, garantindo um funcionamento adequado por muito tempo.

 

Nele são detalhados os sistemas referentes as redes de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e reuso de água. Água fria: O sistema de água fria contempla o detalhamento do hidrômetro para recebimento da água da concessionária local, o dimensionamento dos reservatórios e as redes de distribuição interna e externa do imóvel, determinando a posição correta e o diâmetro da tubulação, dos registros e dos pontos de consumo (torneiras, piscina e equipamentos).

 

Água quente: O projeto da rede de água quente é elaborado para atender os sistemas de aquecimento, que podem ser solar, elétrico ou a gás, também são dimensionados os reservatórios e a rede de distribuição interna e externa.

 

O que o cliente receberá?

 

- Conjunto de plantas detalhando os sistemas de água fria, água quente, esgoto e águas pluviais;

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

Opcionais

- Projeto de reuso de água pluvial;

- Lista de materiais (para cotação do cliente);

- Orçamento detalhado do projeto com custo médio do mercado para material e mão de obra.

 

 

- Elétrico éTopo

O que é?

 

O projeto elétrico traz a descrição detalhada da instalação elétrica, que busca suprir a necessidade do cliente, sempre de acordo com as normas vigentes.

 

Esse detalhamento compreende a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores e eletrodutos, divisão dos circuitos, dimensionamento das seções dos condutores, dispositivos de manobra, cálculos da carga de cada circuito e carga total, alimentador geral e sua proteção.

 

O objetivo principal de se contratar um projeto elétrico é alcançar os requisitos de uma instalação elétrica confiável, e assim minimizar os riscos de acidentes com eletricidade e danos a equipamentos, além de se obter o melhor resultado com um menor consumo, sem causar prejuízo ao conforto e lazer.

 

O que o cliente receberá?

 

- Conjunto de plantas com esquemas e detalhes;

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

 

- Estrutural éTopo

O que é?

 

O projeto estrutural determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.

 

Através da análise do projeto arquitetônico e do estudo das características do solo, é definido o tipo de sistema estrutural mais adequado à obra e que atenda à expectativa do cliente.

 

A JEAN MIERS ENGENHARIA desenvolve projetos estruturais em concreto armado, alvenaria estrutural, estrutura metálica e estrutura de madeira. Cada tipo de estrutura requer cálculos específicos para determinar seu dimensionamento, o que deve ser feito seguindo critérios e normas vigentes.

 

Uma construção executada sem o projeto estrutural pode apresentar pilares e vigas em locais inadequados, ter sua estrutura superdimensionada, o que geraria custo desnecessário, ou ao contrário, ser subdimensionada, o que poderia apresentar problemas futuros como trincas em revestimentos, paredes e tetos ou mesmo seu desabamento, provocando a condenação e desapropriação do imóvel.

 

O que o cliente receberá?

 

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

- Conferência da armação do aço “In Loco”, antes de cada concretagem;

- Conjunto de plantas (duas vias do projeto, para arquivo do cliente e utilização na obra) detalhando o sistema estrutural de acordo com o tipo adotado:

     Concreto armado:
     - Locação, fôrmas e armação da fundação;
     - Fôrmas e armação dos pilares e vigas;
     - Fôrmas e armação das lajes (forro e piso).

     Alvenaria estrutural:
     - Locação, fôrmas e armação da fundação;
     - Projeto de modulação da alvenaria e armações (grautes, canaletas, vergas e contra-vergas);
     - Fôrmas e armação das lajes (forro e piso).

     Estrutura metálica:
     - Locação, fôrmas e armação da fundação;
     - Projeto de detalhamento da estrutura metálica;
     - Fôrmas e armação das lajes (forro e piso);
     - Plano de execução;
     - Memorial justificativo.

     Estrutura de madeira:
     - Locação, fôrmas e armação da fundação;
     - Projeto de detalhamento da estrutura de madeira;
     - Fôrmas e armação das lajes (forro e piso);
     - Plano de execução;
     - Memorial justificativo.

 

 

- Rede de Gás éTopo

O que é?

 

O projeto de rede de gás detalha o sistema para utilização direta do gás em cozinhas e para o aquecimento de água em edificações residenciais, comerciais e industriais. O número de residências e empresas que passaram a utilizar redes de gás vem crescendo a cada dia, seja através do abastecimento da concessionária local ou por uma central de gás instalada na edificação.

 

Para que esse processo seja vantajoso financeiramente e, principalmente, seguro, se faz necessário que todo o sistema seja projetado adequadamente, seguindo as normas técnicas aplicáveis, além da utilização de materiais e mão de obra especializados.

 

O que o cliente receberá?

 

- Conjunto de plantas detalhando a central de gás (quando aplicável) e o sistema de distribuição;

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

 

- Preventivo contra Incêndio éTopo

O que é?

 

O Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio é um documento integrante do Projeto Técnico (PT), que é o processo de obtenção/renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), e apresenta as medidas de segurança contra incêndio necessárias para as edificações e áreas de risco classificadas como de maior risco.
- Projeto realizado conforme as normas vigentes;
- Dimensionamento personalizado de acordo com as necessidades do cliente;
- Posicionamento correto dos sistemas de segurança contra incêndio;

 

Os critérios de classificação estão descritos no "Regulamento de Segurança Contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco" emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

 

Após análise das características e classificação da edificação e áreas de risco, inicia-se o processo de determinação das medidas de segurança contra incêndio necessárias e seus respectivos dimensionamentos e detalhamentos, como o volume da reserva de água para combate a incêndio, diâmetro e caminhamento da tubulação da rede de hidrantes, quantidade e posicionamento de extintores, detectores de fumaça, botoeiras e sirenes do sistema de alarme de incêndio/emergências, rotas de fuga, entre outras.

 

O que o cliente receberá?

 

- Conjunto de plantas detalhando as medidas de segurança contra incêndio (duas vias do projeto, para arquivo do cliente e utilização na obra);

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

 

 

- Pára-Raios (SPDA) éTopo

O que é?

 

O projeto para o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente chamado de para-raios. O objetivo do SPDA é evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas (raios) nas edificações, equipamentos e sistemas instalados e principalmente as pessoas.

 

O sistema atua de modo que a descarga atmosférica possa entrar ou sair do solo sem passar pelas partes condutoras da estrutura ou seus ocupantes, danificando -os ou causando acidentes. Segundo a Agência Reuters, o Brasil é o país mais atingido por raios no mundo, setenta milhões de raios atingem o país por ano.

 

O que o cliente receberá?

 

Conjunto de plantas com esquemas e detalhes do SPDA;

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

- Memorial de Cálculo e orientações gerais.

 

 

O escritório de engenharia civil JEAN MIERS ENGENHARIA leva a sua obra a sério, entregando projetos com excelência e qualidade.

 

 

JEAN MIERS ENGENHARIA
Engenheiro Civil – CREA/SC 59.806-5
Corretor de Imóveis – CRECI/SC 30814
MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas / FGV

Rua Marechal Floriano, 233 - Centro
São Bento do Sul/SC - CEP: 89.280-342
Fone: (47) 98447.4332 | 3635.6606
E-mail: jeanmiers@gmail.com